Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Blog – Fonte de incentivo à leitura e à escrita


Podemos dizer que o blog está conseguindo agradar “gregos e troianos” usando o bom provérbio popular. Não há idade para se ter um blog, e assim que se inicia um, apaixona-se por ele de tal forma, que não se consegue fazer nada que seja significativo sem que se compartilhe no blog. Há blogs de todos os gêneros e que abordam os mais diferentes assuntos. Nada é impossível para o blog.

Quando surgiram os primeiros blogs, estes tinham a intenção e o formato de um diário. O diário sempre acompanhou o homem durante sua trajetória, e graças a ele temos acesso à Certidão de Nascimento do Brasil, podemos avaliar o que passou Anne Frank na época do holocausto, o diário da cantora Maysa que possibilitou a minissérie que leva o seu nome, e tantos outros exemplos.

Hoje o blog, muito mais que um recurso onde se registra apenas fatos ocorridos com seu autor, é uma fonte inesgotável de experiências e pesquisa que são compartilhadas com seus leitores. Há uma grande quantidade de blogs escritos por mães e pais onde compartilham suas preocupações, dores, alegrias e interagem com outras mães que opinam através dos comentários, que é o principal canal de comunicação dos blogs e que fazem dele uma Rede Social.

Não há idade para se ser blogueiro e não há preconceito entre os blogueiros. O respeito pelo blog do outro é um dos muitos diferenciais que habita a blogosfera.

Ter seu próprio blog e incentivar o próprio filho a ter um é propiciar meios de crescimento e desenvolvimento tanto na leitura quanto na escrita. Este exercício diário de elaborar textos enriquecerá a bagagem cultural do indivíduo porque na maioria das vezes se terá que pesquisar sobre o assunto em pauta para fornecer ao leitor embasamento de conteúdo. O autor do blog passará a fazer uso do link, que atua como uma referência bibliográfica ao texto, formalizando a existência da pesquisa.

Também a preocupação com a ortografia promoverá uma atenção maior bem como propiciará a ampliação do vocabulário, uma vez que, a linguagem escrita é bem mais formal do que a linguagem falada.

Porém, há que se estar sempre atenta a alguns pontos que podem, ao invés de ajudar, incidir negativamente no dia-a-dia do blogueiro(a) criança ou adolescente, como, por exemplo, o fato de passar muitas horas seguidas dedicando-se exclusivamente ao blog. Também se deve prestar atenção ao acesso a blogs de conteúdos não recomendáveis, principalmente no caso de filhos pequenos e adolescentes. Este presta-atenção não é somente em relação aos blogs e sim a navegação de uma forma geral.

E você, ainda não tem um blog?  Se sentiu motivada a iniciar um e, quem sabe, integrá-lo no currículo escolar do ano que vem?

Então arregace as mangas e mãos à obra. Caso tenha dúvidas sobre como começar, poderá seguir estas orientações.

Assim que criar um blog não deixe de compartilhar o endereço para que possamos conhecer seu blog ou do seu filho, e interagirmos através dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário